..

..

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Ciclo menstrual X Treinor

o ciclo se divide durante 28 dias em cinco distintas fases: menstrual, pós-menstrual, ovulatória e fase pré-menstrual. 

Durante a fase menstrual, temos algumas alterações fisiológicas devido à diminuição nas concentrações dos hormônios estrógeno e progesterona levando a eclosão do óvulo e sangramento. Estes eventos podem vir acompanhados de dor leve ou intensa, as famosas “cólicas”, e que nos leva a um período de grande irritabilidade e instabilidade emocional, ocorrendo redução da força, velocidade e resistência. Esta alteração de força também ocorre na fase pré-menstrual, durante nossas TPMs e deve ser observada com muita atenção. Mas como nosso corpo é uma máquina muito inteligente, ele nos reservou um período que gosto de chamá-lo de “compensatório”. Durante a fase ovulatória há maior liberação de hormônio o que nos coloca diante de um excelente rendimento, aumento considerável na força, velocidade e resistência.

Durante o período menstrual, a hemorragia uterina, além de desconfortável, pode diminuir o estado de hidratação e o volume do sangue na corrente sanguínea, diminuição dos níveis de cálcio, além dos desconfortos que já comentamos no parágrafo acima. Como nesse período ficamos mais vulneráveis, não significa que devamos nos ausentar do treino e sim adaptá-lo, dando ênfase a uma menor sobrecarga e caprichar no alongamento para diminuir a indisposição. Ou seja, você deverá ir à academia sim, a fim de melhorar seu sistema circulatório e seu bem-estar ao ter consciência de que você foi ficar ainda mais bonita ao lapidar mais músculos do seu corpo. 

Na fase pós-ovulatória, apresentamos um aumento da disposição de exercícios, mas principalmente um aumento da capacidade aeróbia frente ao exercício. Desta maneira, nós mulheres devemos aproveitar esse aumento do rendimento e nos dedicarmos aos exercícios aeróbicos, contínuos e prolongados, como natação, corrida ou caminhada. Apenas reforçando que na fase ovulatória há elevação das concentrações hormonais, e tem-se a capacidade aumentada na realização do esforço físico e dos picos de força. Treine pesado!!

Bom, agora que você já entendeu que durante sua menstruação não deve deixar de ir à academia, treine adequadamente em relação aos pesos, se alimente corretamente e ingira bastante água. Substâncias como vitamina E e B6, cálcio, magnésio, óleo de prímula ajudam a controlar a TPM. Como dica, sugiro a montagem de um cronograma de treino de acordo com cada fase do ciclo aproveitando melhor seu treino principalmente nos dias em que sua força será mais exigida. Seja disciplinada! Seu corpo e mente devem estar estruturados para trabalharem em ótimas condições.