..

..

terça-feira, 23 de agosto de 2011

2ª Parte benefícios da Musculação

Futebol e Musculação todo mundo entende um pouco. Alguns entendem até demais, podendo inclusive xingar o técnico. E na academia podem montar seus próprios treinos ou modificar e criticar o que o pobre do professor montou depois de perder meia hora queimando neurônios sobre o conteúdo que aprendeu em 4 anos numa graduação superior. Mas será que você pode se prescrever seu próprio treino?




A ideia deste post é mostrar ao aluno que a montagem de uma ficha de treino não é aleatória nem subjetiva. Tampouco é psicografada por alguma entidade quando o professor baixa a cabeça e começa a prescrever num papel em branco. A musculação é um esporte bastante técnico e preciso, que envolve estudos de fisiologia, anatomia e biomecânica. E diria também de cronometria, pois o tempo de intervalo e pausas são bastante importantes. Portanto, montar um treino não é nada simples a ponto de um leigo poder se resolver sozinho. E justificarei isso nas linhas a seguir.Para se prescrever um treino, o professor deve ser formado em Educação Física. Isso diz a Lei e o CREF (Conselho Regional de Educação Física). Na faculdade ele aprenderá sobre os princípios do treinamento esportivo e as variáveis de um treino de musculação, além de anatomia, biomecânica, fisiologia motora, que são áreas de estudo científico que contribuem diretamente na ciência da musculação.




Dominando os princípios do treinamento e as variáveis da musculação, o Personal poderá prescrever uma ficha de treino que te ajude a alcançar seus objetivos.



Os princípios são basicamente seis.



Princípio da individualidade biológica



Princípio da adaptação



Princípio da sobrecarga



Princípio da continuidade/reversibilidade



Princípio da interdependência volume X intensidade



Princípio da especificidade dos movimentos.



O controle sobre as respostas do organismo aos treinos aplicados é decisivo para elevar de forma segura o estado de treinamento dos alunos.



E dentre as variáveis do treino de força, estão na 3ª parte!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário