..

..

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA NA REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR


O exercício físico, juntamente com outras mudanças no estilo de vida, como a reeducação nutricional, tem se apresentado benéfico em diversas circunstâncias relacionadas à doença cardiovascular. Estudos recentes têm demonstrado a regressão das placas de aterosclerose e diminuição da estenose coronária em pacientes submetidos a atividade física. 

A reabilitação cardiovascular deve ser iniciada ainda dentro do ambiente hospitalar, o mais rapidamente possível, visando a recuperação funcional e a melhora da qualidade de vida do paciente. Esses programas são divididos em quatro fases. A primeira e a segunda, ainda na unidade hospitalar, consistem em atividades de baixa intensidade (progressiva e gradual) e devem ser orientadas, preferencialmente, por fisioterapeutas. 

Na terceira fase do processo de reabilitação, o exercício é realizado, basicamente, fora do meio hospitalar, com o objetivo de evitar a evolução da doença e novos episódios de patologia/acometimento cardiovascular. A quarta etapa caracteriza-se pela realização da automonitoração em ambiente externo, mediante reavaliações periódicas. 

A atuação do fisioterapeuta nos programas de reabilitação cardíaca está focada essencialmente nos aspectos físicos da recuperação, “minimizando os efeitos da perda de condicionamento prejudicado pelo repouso no leito e intensificando o funcionamento cardiovascular e músculo-esquelético” (PRYOR e WEBBER, 1998).

por: Enrico Seixas Goldoni


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário