..

..

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Estudo metabólico do CrossFit

ESTUDO METABÓLICO DO CROSSFIT


Screen shot 2013-01-12 at 7.53.18 PM
O departamento de medicina esportiva e fisiologia do exercício da Universidade de Pepperdine, EUA, fez um estudo completo do efeito metabólico que o treinamento de CrossFit tem em seu praticante. O estudo de exercícios pode resultar em prevenção e tratamento de doenças através da medicina traduzida.
O estudo analisou atletas de CrossFit  usando máscaras que cobriam o nariz e a boca, assim como outros aparelhos para avaliar diferentes marcos.
“Vamos analizar o volume de oxigênio inspirado e o volume de dióxido de carbono expirado, o que basicamente irá nos dizer como os praticantes de CrossFit estão utilizando combustível,” explica a Dra. Cooker Perkins, professora de medicina esportiva da universidade.
“Queremos saber o que está acontecendo dentro do corpo quando atletas estão trabalhando nessa capacidade,” diz ela. “Esses atletas sabem o que estão fazendo. Estão fazendo bem, e queremos captar o que está acontecendo fisiologicamente com eles enquanto executam um exercício em intensidade tão elevada.”
Com análises das medições dos níveis de VO2, batimento cardíaco e VCO2, a Universidade de Pepperdine analisou também o sistema metabólico gerado pelo CrossFit, dentre dos seguintes 3 sistemas metabólicos: sistema ATP de energia imediata, glicólise anaeróbica ou sistema de oxigênio.

A Dra. Cooker Perkins explica: “Uma medida comum na fisiologia do exercício é o volume de oxigênio consumido durante o exercício. Essencialmente, o que fazemos é medir o volume de oxigênio consumido e a troca de dióxido de carbono ao comparar a proporção entre essas duas medidas. Uma forma de estimar a energia gerada pelo corpo é a análise da proporção de troca entre os gases.”
E acrescenta: “VO2 é um dos produtos finais do metabolismo energético. A medida em que você produz energia para alimentar o trabalho muscular, um dos produtos dessa produção de energia é o VO2.“

“CrossFit não é um desses programas que aparecem do dia para noite e que não estarão mais por aqui em alguns anos. O CrossFit é um programa de treinamento que veio para ficar, porque funciona. Pessoas treinam, pessoas obtêm resultados. Alguns praticantes de CrossFit conseguiram parar o uso de medicamentos para diabetes, depois do início da prática do esporte e mudanças na alimentação.“

Análise do treino de Julie Foucher, atleta de CrossFit, durante um WOD clássico de CrossFit chamado FRAN (21 thrusters, 21 barras, 15 thrusters, 15 barras, 9 thrusters, 9 barras):
O batimento cardíaco se manteve elevado a 190 BPM, o que é bastante elevado. O VO2 se manteve muito acima da média do esperado baseado na sua idade e sexo. Claramente, a capacidade na qual ela se exercita está muito acima do estimado. A maioria da população tem uma proporção de troca respiratória no nível 0.8. Quando passamos para 1.00, estamos usando 100% de carboidratos durante o exercício. Ela trabalhou acima de 1.00 o tempo inteiro. Isso significa que ela está usando carboidratos ou glicogênio armazenado como fonte de energia durante o exercício, com o uso de pouca gordura como fonte de energia.
Durante um treino básico e variado de CrossFit, o nível de oxigênio aumentou e ficou constantemente alto, mas a capacidade de trabalho durante o exercício mudou a todo momento devido às mudanças nos exercícios em si, que de qualquer forma resultaram em alto consumo de oxigênio mesmo sendo diferentes. Esses atletas estão se exercitando em capacidade máxima, acima da taxa estimada. Isso significa também que o nível de condicionamento físico desses atletas está muito acima do estimado, baseado no sexo e idade dos mesmos.

Qual a consequência disso??

O Dr. Holden MacRae, professor de medicina esportiva da Universidade de Pepperdine, explica: “A fonte de energia usada durante o treino de alta intensidade como CrossFit é proveniente de carboidratos ou glicogênio armazenado no nosso corpo. Durante o período de recuperação pós exercício, você tem uma troca. 90% da energia sendo usada no período de recuperação é proveniente do metabolismo de gordura.  Quando você treina dessa forma, dia após dia, durante a recuperação enquanto o seu metabolismo ainda está elevado, você tem uma taxa altíssima de uso de gordura. Quando você produz esses altos níveis de oxigênio, o seu metabolismo se mantêm elevado por muito mais tempo. Se eu fizer uma sessão de treinamento de baixa intensidade em zona aeróbica na chamada zona de gordura, posso conseguir um metabolismo elevado por 20 minutos no máximo após o treino. Ao fazer uma sessão de treinamento como CrossFit, em alta intensidade por 20 minutos, por exemplo, eu consigo manter meu metabolismo elevado por muitas horas após o treino, com queima quase que exclusiva de gordura. Se eu fizer isso por um mês, dois meses, 6 meses, 1 ano….meu corpo vai mudar, em comparação a alguém que usa a técnica de zona de queima de gordura durante o exercício.”

CrossFit é um programa de treinamento único e completo, com resultados comprovados, mensuráveis e inquestionáveis.
Quando feito de maneira correta e com profissionais especializados, o CrossFit vai te proporcionar um alto condicionamento físico geral e a mais completa adaptação fisiológica possível, independente do seu nível físico ou idade, enquanto melhora e desenvolve todas as suas capacidades físicas: resistência cardiovascular, resistência muscular, força, velocidade, equilíbrio, flexibilidade, coordenação, agilidade, precisão e potência.

Para os interessados em ver o estudo original, seguem os links:
http://community.crossfit.com/video/metabolic-analysis-crossfits-elite-part-1
http://community.crossfit.com/video/metabolic-analysis-crossfits-elite-part-2

Nenhum comentário:

Postar um comentário