..

..

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Benefícios da Musculação para Mulheres

Benefícios da Musculação para Mulheres


Quando praticada de forma correta e com a orientação adequada, a musculação feminina pode trazer muitos benefícios. Ela ajuda a emagrecer e queimar as gordurinhas, em um treino leve de musculação é possível eliminar cerca de 300 calorias. A prática dos exercícios ainda tonifica a musculatura, combate a flacidez, ajuda o corpo a ganhar formas mais definidas e melhora a postura.
Com a prática da musculação, ocorre o aumento da massa magra e o aumento da capacidade do corpo de queimar a gordura corporal.
A musculação também ajuda a diminuir o colesterol e a melhorar o fluxo sanguíneo e é uma grande aliada no combate à osteoporose. A prática dos exercícios faz com que os ossos absorvam melhor o cálcio e se tornam mais resistentes.
Outro benefício é ter um melhor controle e convívio com a TPM. Diversas pesquisas e levantamentos feitos em academia demonstraram que as mulheres sofrem com os sintomas desse mal relacionado de alguma forma com a variação e/ou transição dos níveis de estrógenos e progesterona que podem, entre outras reações relatadas, levar a efeitos depressivos por conta de supostos desníveis da serotonina, mensageiro químico cerebral (neurotransmissor) responsável também pelo humor. Alguns trabalhos mostram que a musculação estimula a produção de hormônios anabólicos e ou substâncias opiáceas tais como a beta endorfina tendo como resposta mais evidente um melhor convívio com o humor.
Atividade físicas são sempre indicadas para manter uma vida saudável. Quando realizadas de maneira prazerosa, visando, além do estético, a busca de uma melhor qualidade de vida, os resultados constumam ser ótimos. Assim, são fundamentais que os exercícios sejam praticados regularmente e acompanhados por um profissional da área de educação física.
As características fisiológicas dos músculos de ambos os sexos são as mesmas, portanto mesmas respostas a estímulo e ganho de força que normalmente atinge o ápice ou próximo dele, depois de três a cinco meses de treinamento. Justamente pela diferença de produção do hormônio testosterona, a mulher pode desenvolver até 2/3 da força máxima do homem. Depois dos cinco meses de treinamento o homem continua a desenvolver e hipertrofiar os músculos
Quanto a percentual de evolução de força física, trabalhos bem conduzidos por Santarém et al. 2000 em mulheres idosas, ficou constatado ganhos significativos em todos os grupos musculares avaliados: peitorais, costas, ombros, braços, pernas e abdômen. Outros autores, tais como Sale 1982, Fleck 1997, Weineck 1991 concluíram que o desenvolvimento da força se dá em picos até uma certa idade. Sendo assim, na infância e início da adolescência não existe uma diferença tão marcante entre os sexos. Na mulher o valor máximo pode chegar em torno dos 25 anos declinando mais ou menos rápido dependendo dos hábitos de vida saudável onde se inclui prática de atividade regular.
1° Acelera o Metabolismo
Ao aumentarmos a massa muscular que é amassa magra consequentemente deixamos nosso corpo mais bonito e isso faz com que o gasto calórico diário seja maior.  Queimamos mais calorias e com isso diminuímos as reservas de gordura corporal.
2° Ativa Circulação Sanguínea
Os músculos mais fortes favorecem o retorno venoso e previne o aparecimento de varizes.  Além disso,  há também uma melhora na frequência cardíaca, por causa da irrigação intensa, evitando possíveis infartos.
3° Melhora do Tônus Muscular
Além de tornear o corpo, o fortalecimento do abdômen,  pode contribuir – e muito – para o desaparecimento das dores lombares.
4° Mais Qualidade do Sono
Exercitando de 2 a 3 vezes por semana ganhamos um sono mais tranquilo, proporcionado pelo relaxamento dos músculos.
5° Previne Osteoporose
O estímulo dos exercícios com peso ajuda a controlar a perda da densidade óssea por impor um impacto controlado e  faz com que ela aumente. A musculação também ajuda na absorção do cálcio, que é fator determinante para frear este problema.
6° Aumenta a Eficiência do Sistema Imunológico
A prática regular oferece benefícios endócrinos e metabólicos que favorecem o aproveitamento dos nutrientes consumidos. Seu corpo fica mais forte e preparado para atacar qualquer vírus.
7° Deixa a Respiração 100%
O trabalho dos membros superiores garantem uma postura mais ereta, facilitando trocas gasosas.
8° Combate o Envelhecimento
Retarda o processo degenerativo das nossas células, com o fortalecimento dos músculos e do músculo do coração.
9° Redução do Estresse
A liberação do hormônio endorfina gera uma sensação de bem-estar que perdura durante todo o dia. Isso acaba trazendo benefícios também para a saúde mental, diminuindo assim a incidência de problemas psicológicos e sexuais.
10° Fortalece as Articulações
Quando a musculatura aumenta, ela se molda as articulações, protegendo-as de possíveis desgastes. Os joelhos, os ombros e os quadris são algumas das regiões enfatizadas. A musculação é essencial para quem pratica outras atividades como corrida, vôlei e futebol, a fim de evitar o risco de lesões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário