..

..

sábado, 21 de abril de 2012

 TREINAMENTO FUNCIONAL

O treinamento funcional é composto de exercícios que treinam movimentos da vida cotidiana ou modalidade esportiva específica, melhorando a força e a técnica de execução, possibilitando ao indivíduo produzir movimentos mais eficientes, resgatando assim a capacidade funcional do homem moderno.
São exercícios realizados de forma dinâmica, com movimentos livres, desafiando o equilíbrio e a postura dinâmica. Usando uma base de apoio instável, são realizados movimentos de força, exigindo uma maior concentração e consciência corporal. Os exercícios aeróbicos trabalham a agilidade e a coordenação motora, através de movimentos com deslocamento frontal, lateral, diagonal, para trás, com obstáculos e resistência, quebrando o tradicional movimento retilíneo.
Sua prescrição é baseada na realidade cotidiana do indivíduo ou de acordo com a sua atividade esportiva específica. Inicia-se com um movimento, fracionando e trabalhando isoladamente cada gesto e, posteriormente, integrando o movimento completo.
O treinamento funcional condiciona de forma plena todas as capacidades físicas do indivíduo como força, equilíbrio, coordenação motora, agilidade, destreza de movimentos, integrando-as de forma a proporcionar ganhos significativos de desempenho para o indivíduo em sua atividade específica.
O trabalho de força sobre uma base instável ativa a musculatura estabilizadora das articulações, melhorando a percepção dos movimentos articulares. Daí o efeito profilático para lesões e entorse ou recuperação de uma lesão osteomuscular.
A melhora da destreza e coordenação vem de exercícios realizados usando movimentos bilaterais com cargas de pesos diferentes, mas com tempo e espaço de execuções iguais.
Os cientistas dizem que o nosso cérebro reconhece movimentos e não músculos, tanto é que um terço do seu conteúdo é responsável pela parte motora. Assim considerando, quanto mais movimentos complexos executamos, mais neurônios trabalhamos.
Em decorrência dos exercícios serem realizados de forma multiarticular, exigindo os músculos estabilizadores, a quantidade de músculos utilizados para a execução de um movimento é muito maior, aumentando, evidentemente, o gasto calórico.

TREINAMENTO FUNCIONAL

materias sobre o treinamento funcional na mídia
http://saude.ig.com.br/bemestar/pergunteaopersonal/os+beneficios+do+treinamento+funcional/a1237864630112.html
http://colunistas.ig.com.br/fitness/2009/10/12/salada-com-proteina-e-treinamento-funcional/
http://saude.ig.com.br/bemestar/atividades-fisicas-para-voce-iniciar-em-2012/n1597440249548.html
http://issuu.com/espacopersonal/docs/treinamento_funcional_para_motociclistas
artigo cientifico
http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=487441&indexSearch=ID

Nenhum comentário:

Postar um comentário